quarta-feira, 25 de novembro de 2015

005 - Conhecendo Nossa Natureza

Crionças amadas do coraçãozinho de Tom! Bem-vind@s a mais um post da minha, da sua, da nossa Biblioteca!
Estavam com saudades? Eu estava! Andei lendo mais que o usual, este mês!!!
Antes de começar, quero dizer que, há muito tempo, algumas pessoas têm me pedido para que eu dê notas às obras discorridas nas postagens da Biblioteca, da Discoteca e da Filmoteca, como se fazia nos tempos dos Culture Rangers. Desde que iniciei os trabalhos com os trigêmeos, sempre fui contra este tipo de coisa, porque eu achava que apenas o texto deveria servir para dar a minha opinião (mesmo por baixo da ironia e do sarcasmo eventualmente expressos), sem precisar de algum sistema de cotação para escancarar tudo. O importante, para mim, era despertar a curiosidade de você, leitor@, a ir buscar a obra e conferir se concorda ou não comigo.
Eventualmente, comecei a repensar minha posição, e fiquei indeciso. Portanto, resolvi deixar a decisão com VOCÊS! Desde ontem, até o dia 06/12/2015, os posts dos Trigêmeos terão um sistema de nota que julguei interessante. Mas dependerá de VOCÊ se este sistema continuará no ar. Próximo ao final desta postagem, há uma enquete. Por favor, responda-a (se quiser, pode votar quantas vezes desejar) - lembre-se que os Trigêmeos existem por minha vontade, mas persistem por VOCÊ, então, dê seu pitaco!
O livro que saborearemos pelos próximos trinta dias caiu nas minhas mãos como que por encanto. Sempre digo: "quem tem amig@s, tem tudo", e repito por ser a mais simples verdade. A obra dizia muito para mim e tinha tudo a ver com o momento profissional pelo qual passo agora, e virou coisa urgente: eu TINHA que falar sobre ele aqui, na Biblioteca. E AGORA!
Vamos aos trabalhos?

Fonte da imagem: Biblioteca do Tom

Título: Unidades de Conservação de Alagoas
Organizadores: Alex Nazário Silva Oliveira, Clarice Maia F. de Amorim e Rosângela Pereira de Lyra Lemos
Editora: Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas – IMA-AL
Número de Páginas: 52
Data de lançamento: 2014
Como tod@s devem saber, eu sou maceioense. Logo, sou alagoano da gema. E me encontro num processo de busca das minhas raízes, de conhecer minha terra mais a fundo, saber o que há de ruim por aqui para buscar soluções e corrigir, e o que há bom por aqui para propagar e tentar espalhar. Devo dizer-lhes: quanto mais procuro, mais me orgulho da produção rica que existe em minha terra, e me envergonho de nós mesmos não nos darmos o devido valor.
Então, um belo dia, minha amiga Isadora Padilha apareceu em meu trabalho com um singelo presente que ela havia conseguido no IMA, e lembrou de mim - pois dificilmente não me serviria: este livro de que falo agora para vocês.
Fonte das imagens: http://lattes.cnpq.br/; http://www.meioambiente.al.gov.br/

Alex Nazário Silva Oliveira e Rosângela Pereira de Lyra Lemos.
Os pesquisadores Alex Nazário Silva Oliveira (geógrafo especialista em Análise Ambiental, Diretor de Unidades de Conservação do IMA/AL entre janeiro de 2005 e janeiro de 2015), Clarice Maia F. de Amorim (sobre quem não consegui informações) e Rosângela Pereira de Lyra Lemos (bióloga do IMA/AL e curadora do herbário MAC) juntaram um time de cerca de trinta pessoas para fazer idas a campo, fotografar e analisar as informações obtidas para um levantamento, feiro para e lançado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, como o título sugere, das Unidades de Conservação existentes em nosso Estado - cada APA (Área de Proteção Integral), RESEX (Reserva Extrativista), REBIO (Reserva Biológica), MONA (Monumento Natural), ESEC (Estação Ecológica), RVS (Refúgio da Vida Silvestre), RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), Parque Municipal e Posto Avançado de Reserva Mundial de Biosfera de Mata Atlântica existente e regular se apresenta aqui!
Fonte da imagem: http://www.ima.al.gov.br/
O que são Unidades de Conservação, tio?, me pergunta você, leitor@ curios@. Adorei a pergunta, obrigado! Explicando rapidamente, é o espaço de terra que é reservado para conservação de seu estado natural - cada veio d'água, cada plantinha e animal presente neste terreno deve ser protegido pel@ responsável. A depender do tipo de unidade, podem rolar algumas atividades de manejo (extrativismo, por exemplo) e uso (direto ou indireto, como atividades turísticas, educacionais ou recreativas, pesquisas científicas) que rendam algum dindim a@ proprietári@, desde que não comprometam os atributos naturais da reserva. Obviamente, @ don@ do pedaço é responsável pela sua manutenção e conservação. A legislação básica para saber? O Decreto 4340/2002 e a Lei 9985/2000.
Fonte da imagem: http://www.tribunadoagreste.com.br/

APA Fernão Velho/Catolé. Foto de Adailson Calheiros.
Mas esta obra vai além de mera listagem. Ela passa um bom capítulo nos apresentando de maneira resumida cada reserva, dando seus dados básicos, com fotografias e mapas informativos. Tudo isto antes de partir para o segundo capítulo, reservado para a parte de legislação, com levantamento histórico da legislação ambiental no Brasil, com citações dos artigos de leis e das portarias mais importantes - o histórico legislativo também é um histórico da luta ambiental no País, pois a maior parte dos Parques e Reservas são criados através de Portarias.
Fonte da imagem: http://ima.al.gov.br/

Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo (APA Estadual de Murici), em São José da Laje.
O livro também oferece o caminho das pedras para você, car@ leitor@ RYCK@H e ambientalista que queira devolver seu terreno (ou parte dele, ao menos) para a Mãe Natureza, pretendendo transformar um local de monocultura em um lindo santuário para a vida selvagem e recuperação de matas (quanto mais ciliares, melhor). Se o santuário for uma Unidade de Conservação Particular devidamente registrada pelo governo, será um plus!
Um livro como Unidades de Conservação de Alagoas é importantíssimo para que toda a sociedade (especialmente a alagoana) conheça as maravilhas que (nem) estão (tão) escondidas assim nas cercanias de nosso belo Estado.
É um livro curtinho, de fácil leitura e o seu entendimento não é difícil - ainda mais ajudado por várias fotografias e mapas temáticos (atenção, professores de Geografia!!! Isso, aqui, é ouro!).
Todo o tempo que passei lendo está jóia, fiquei a me perguntar: "por que razão um livro tão importante não está sendo distribuído publicamente?" - os próprios autores assim o desejavam:
As informações foram reunidas com base no trabalho realizado pelo IMA/AL para a definição, criação e gestão das Unidades de Conservação no território alagoano, com o objetivo de incentivar mais pessoas a trabalhar no sentido de proteger a rica biodiversidade que os remanescentes florestais abrigam.
Posso dizer por mim: se eu não o tivesse ganho, eu jamais saberia dele!
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/naturezaemfocoAL/

Por favor!
Alguém tem a resposta?

EI, PRA ONDE VOCÊ VAI? E VAI SAIR DAQUI SEM RESPONDER À ENQUETE?
Você acha que o Tom deve colocar nota nos posts dos blogs Trigêmeos?
SIM! Só os textos, às vezes, deixa confuso.
TANTO FAZ. O importante é despertar a curiosidade de conferir.
NÃO! Pra que explicitar algo que já está no texto?
Votar
resultado parcial...


VEJAM TAMBÉM!
Filmoteca

"Sempre ao Seu Lado"
(longa-metragem)
Lasse Hallström
Discoteca

"25"
(álbum)
Adele

Nenhum comentário:

Postar um comentário